
Processador central Processador de arquitetura Power, da IBM, com múltiplos núcleos
Processador gráfico Tecnologia Radeon HD, da AMD, da linha RV770, usado nas placas da série HD 4000
Mídia ? Formato proprietário do Wii U - Disco de 12 cm com capacidade de 25 GB por camada (similar ao Blu-ray)
? Formato proprietário do Wii - Disco de 12 cm com capacidade de 4,7 GB por camada
Armazenamento
? Interno - Memória flash de 8 GB ou 32 GB;
? Externo - Há entrada para cartões SD e discos rígidos
Conectores ? Quatro portas USB 2.0
? Porta para a Sensor Bar
? Saída de áudio e vídeo multi
? Porta HDMI 1.4
Definição de vídeo De 480i a 1080p (full HD) de resolução
Dimensões 46 mm (altura) x 172 mm (largura) x 268,5 mm (profundidade)
Peso 1,5 kg
Do controle GamePad
Tela De tecnologia LCD, sensível ao toque (de tipo resistivo e, portanto, sem multioque), tem tamanho de 6,2 polegadas, resolução de 854 x 480 pixels e proporção widescreen (16 por 9)
Direcionais Um digital, em forma de cruz, e dois analógicos, que também funcionam como botões
Botões ? Frontais: A, B, X e Y
? De ombro: L, R, ZL e ZR
? Outros: +/Start, -/Select, Power, Home, Sync, Volume e TV Control
Sensores ? Acelerômetro de 3 eixos
? Giroscópio de 3 eixos
? Magnetômetro (bússola)
? Câmera frontal
? Microfone
? NFC (sistema de comunicação por aproximação)
? Infravermelho (Sensor Bar)
Duração da bateria De 3 a 5 horas, de acordo com a Nintendo
Tempo de recarga Aproximadamente 2h30
Dimensões 133,4 mm (altura) x 255,4 mm (largura) x 41 mm (espessura)
Peso 500 g
Wii U GamePad
A principal característica do controle padrão do Wii U é uma tela sensível ao toque
Para quê serve a tela do Wii U GamePad?
O GamePad, o principal controle do Wii U, tem como diferencial uma tela de 6,2 polegadas sensível ao toque. O monitor pode ser usado de várias maneiras. Pode ser uma tela auxiliar da TV, mostrando mapas e menus, por exemplo.
Num game multiplayer "assimétrico", como diz a Nintendo, serve como uma tela particular de um dos jogadores, enquanto os adversários, os outros usuários, veem a ação na TV. Por fim, pode substituir a TV quando esta estiver ocupada (vai que sua mãe está vendo a novela).
Quantos controles o Wii U aceita?
Durante a E3, a Nintendo anunciou que o Wii U poderá usar dois GamePads. Além disso, até quatro Pro Controllers (ou Wii-motes) podem ser conectados ao aparelho. Por enquanto, o game que mais usa controles são dois minigames de "Nintendo Land": "Luigi's Ghost Mansion" e "Animal Crossing: Sweet Day", que dão suporte a um GamePad e quatro Wii-motes.
Para que serve o NFC?
Localizado no GamePad, o NFC é uma tecnologia que permite troca de informação quando dois dispositivos estão próximos. A Nintendo ainda não anunciou como o NFC será usado no Wii U, mas, no Japão, onde a tecnologia é amplamente difundida, é comumente utilizado para fazer pequenos pagamentos, como passagens de trem e compras em lojas de conveniência.
Dá para imaginar a tecnologia sendo usada em jogos como "Pokémon", em que bonecos e cards poderiam liberar novos monstrinhos dentro do game. Se "Skylanders: Spyro's Adventure" fosse lançado para Wii U, poderia dispensar o periférico que vem junto com o jogo, e transferir os monstros direto pelo NFC do GamePad.
O que o Wii U vai ter a mais que o Wii?
Além do controle com tela, a principal melhoria do Wii U em relação ao Wii são os gráficos em alta resolução, em até full HD (1080p), e a possibilidade de conectar a uma TV por cabo HDMI.
É mais 'poderoso' que o Xbox 360 e o PlayStation 3?
Por enquanto, não foram divulgados especificações precisas dos componentes do Wii - afinal, quantos núcleos tem o processador central e a que velocidade ele opera? -, mas o processador gráfico é de uma geração mais nova que a do Xbox 360 e PlayStation 3.
Comparando games que existem em várias plataformas, como "Batman: Arkham City", nota-se que há algumas diferenças nas texturas, mas a qualidade da imagem se equivale. Claro, a tendência é que a produtoras aprendam a usar melhor o Wii U com o passar do tempo, então, pode-se esperar fiquem mais bonitos.